ANS e os planos de saúde

A Folha de São Paulo publicou artigo mostrando a relação muito próxima entre a ANS e os convênios. A ANS que deveria fiscalizar o funcionamento dos convênios tem funcionários intimamente relacionados aos convênios médicos. É a raposa cuidando do galinheiro. Lembre-se disso ao precisar do seu plano de saúde: o resultado não dependerá somente da medicina e do sistema, dependerá do quanto você estiver disposto a correr atrás de seus direitos. O reembolso médico continua sendo uma boa saída apesar das dificuldades impostas.

Quase 50 milhões de brasileiros confiam sua saúde aos planos privados de assistência médica. Embora paguem os impostos que mantêm o Sistema Único de Saúde (SUS), fogem do legendário mau atendimento para cair na malha de cerca de 1.300 operadoras particulares -da cruz para a caldeirinha, seria o caso de dizer.

...

 

Vários administradores da ANS provêm de altos cargos nas operadoras ou acabam voltando a trabalhar no setor, circulação apelidada de "porta giratória". Não surpreendem, em face de tal promiscuidade, episódios como o da suspensão voluntária de 109 planos pela Unimed Rio apenas um dia antes da divulgação dos que teriam a venda banida pela agência -de pronto acompanhada pelo pedido de registro de 40 novos planos.
 
Há quem associe isso ao fato de que, em 2010, 48 operadoras tenham repassado R$ 11,8 milhões para campanhas políticas. Segundo os pesquisadores Mário Scheffer (USP) e Lígia Bahia (UFRJ), os recursos doados a partidos aumentaram mais de 700% desde 2002.